segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Manito


Gênios do rock brasileiro - Manito - Sax tenor, sax alto, flauta, teclados e bateria.

Manito fez história no inicio dos anos 60 quando ao lado de seus companheiros da banda The Clevers (depois Os Incríveis) alcançou sucesso nacional e internacional. Músico talentoso, tocava com desenvoltura vários instrumentos musicais. A morte de Manito, comoveu principalmente músicos e artistas da antiga Jovem Guarda, movimento musical surgido em 1965, da qual fez parte, e durante a qual viveu provavelmente os melhores dias de sua vida.

Antonio Rosas Sanches, o Manito, nasceu em Vigo, Espanha, em 1943. Em 1962, era o saxofonista da banda ‘The Clevers” que tinha em sua formação Mingo na guitarra base, Neno no contrabaixo, Netinho na bateria e Risonho na guitarra solo. Ele e o grupo surgiram no cenário musical nacional depois que foram descobertos pelo radialista, jornalista, apresentador de TV e empresário de artistas, Antonio Aguillar, (hoje na rádio Capital). que tornou-se empresário dos Clevers e os levou para a gravadora Continental onde gravaram o seu primeiro disco. A partir do sucesso desse e dos discos subsequentes, bem como das apresentações que deles advieram Manito granjeou uma grande reputação no meio musical tornando-se uma referência. Suas performances eram comentadas em toda parte sendo algumas delas consideradas legendárias.

Os Clevers ao lado dos Jordans e dos Jet Black’s foram os pioneiros do rock instrumental que nesse período fazia um tremendo sucesso no Brasil e antecedeu a Jovem Guarda que chegou em 1965 e incorporou esses e outros grupos. A partir de 1965, já com os Clevers tornando-se “Os Incríveis”, Manito viveu grandes momentos em sua carreira, uma vez que o grupo continuou fazendo sucesso tanto no palco quanto em disco, inclusive internacionalmente.

Em 1974 quando os músicos dos Incríveis começaram a debandar buscando novos horizontes Manito, Pedrinho Batera (ex Condors) e Pedro Baldanza (contrabaixo) formaram o aclamado grupo de rock progressivo “O Som Nosso de Cada Dia” que abriu show para Alice Cooper no Maracanãzinho e que figura em qualquer enciclopédia de rock brasileiro.

Manito que vinha lutando contra um câncer linfático, faleceu dia 9 de setembro por volta de 14 horas em sua casa em São Paulo. O velório foi realizado no cemitério do Araçá e o corpo foi sepultado no Cemitério Horto Florestal neste sábado.
Rest in peace old friend.....



fonte:maquina do tempo.blogspot

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial