quinta-feira, 13 de outubro de 2011

King Curtis - Um saxofone a serviço do rock



Curtis Ousley ( fevereiro 7, 1934 - agosto 13,1971), que usava no palco o nome de King Curtis,era um saxofonista americano, virtuoso, conhecido por seu trabalho nas áreas do R&B, rock and roll,soul, jazz e soul jazz.. Trabalhou como bandleader, membro de banda e músico de estúdio. Ele foi também diretor e produtor musical. Adepto do sax tenor, alto e soprano, é mais conhecido pelos riffs e solos, como na música" Yaket Yak", que mais tarde foi a inspiração para Boots Randolph e seu "Yaket Sax" e também para o tema de Curtis "Memphis Soul Stew".
King Curtis começou a tocar saxofone aos 12 anos em Fortworth area. Ele demonstrou interesse em vários gêneros musicais como jazz, R&B, e música popular. Como estudante de música, ele não se utilizou de métodos academicos, mas optou por se juntar a banda de Lionel Hampton. Durante esse período foi capaz de aprender a escrever e arranjar música, e tocar guitarra. Em 1952 curtis decidiu se mudar para New York, e começou a trabalhar como músico de estúdio para vários selos como Prestige, Enjoy, Capitol e ATCO. Ele gravou com Nat Adderley, Winton Kelly, Buddy Holly e Andy Willians. Estilisticamente curtis se inspirou em saxofonistas como Lester Young, Louis Jordan, Illinois Jacquet, Earl Bostic e Gene Ammons. Conhecido pelo seu estilo sincopado e percussivo, era ao mesmo tempo versátil e explosivo como músico. Ele reuniu um grupo durante o período como músico de estúdio que íncluia
Richard Tee, Cornell Dupree, Jerry Jemmott e Bernard Purdie. King Curtis gostava de tocar jazz e rock, mas decidiu, se quisesse fazer um bom dinheiro, teria que ser como músico de rock.
Dos anos 50 até o meio dos anos 60 ele trabalhou como músico de estúdio, gravando sob seu própio nome, como para outros artistas como os Coasters, com os quais ele gravou Yaket Yak. Buddy Holly contratou-o para trabalhos no estúdio. Durante esse período eles gravaram " Reminiscing". Buddy escreveu essa música, mas deu a curtis créditos de compositor. Seus maiores sucessos neste período foram "SoulTwist" e "Soul Serenade".

Em 1965 ele se mudou para a Atlantic Records, e gravou seus hits de maior sucesso; "Memphis Soul Stew" e "Ode to Billie Joe". Ele trabalhou com os Coasters e liderou a backin' band de Aretha Franklin, os Kingpins. Os kingpins abriram o clásico show dos Beatles no Shea Stadium. Curtis produziu discos, as vezes trabalhando com Jerry Wexler e gravando com a Groove Records...

Fim da primeira parte...

fonte: Wikipédia
Tradução: Iben Ribeiro

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial